Bem-Vindo(a) Administrador(a)

“PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA.”

'abraços a todos'

Maike'



Visitem o site http://www.administradores.com.br/
acho um site muito importante para quem faz administração

terça-feira, 1 de março de 2011

' A História da Administração (parte I)

(aula 28/02)
Onde se inicia a história da administração, é puramente uma questão de escolha. Podemos, por exemplo, começar pela Antiguidade, Idade Média, Renascimento ou até mesmo pela Revolução Industrial.
Desde o princípio o homem sentiu a necessidade de organizar-se para as campanhas militares, para problemas familiares, para a administração governamental e para a operação de sua religião, decorrendo daí as primeiras noções de organização.

-> Administração pré-industrial: noção relativamente limitada das funções administrativas (praticavam sem saber), pouca consideração pela atividade comercial. Dentro da administração pré-industrial, podemos citar os egípcios, a Babilônia, a Grécia, e a Roma.

- Egípcios
Planejamento, comando, divisão do trabalho e responsabilidades. Desenvolveram, além das pirâmides, projetos grandes de engenharia. Demonstraram habilidade em mobolizar Recursos Humanos. Em negócios governamentais documentaram o que foi recebido, por quem, quando e exatamente como esses recursos foram usados. Eram também organizados nos aspectos militares, religiosos e sociais.

- Babilônia:
O código de Hamubabi (2000 a 1700 a.C.), instituiu o princípio da paga mínima, contratos de trabalho e recibos de pagamentos que permitiam controlar transações comerciais, cobrindo ainda itens como venda, notas promissórias, emprétimos contratos e sociedades.

-Grécia:
Os gregos desenvolveram artes, língua, dramaturgia e literatura, entretanto, consideravam o comércio atividade indigna e consequentemente inconcebível para a aristocracia e filósofos. Dominaram 400 a 100 a.C. quando os romanos tomaram o seu lugar. Ambos tinham uma visão semelhante sobre negócios, os mercantilistas, os agiotas e associações comerciais eram considerados necessários, figuras que foram crescendo e tornando-se importantes para a comunidade.

- Roma:
Desenvolveu um sistema semi-industrial de manufatura armamentista; de produção de cerâmica e têxteis para o mercado mundial. Possuiam um sistema rodoviário para melhorar a distribuição de bens e agilizar os movimentos das tropas para as colônias. O Estado determinava as tarifas comerciais, armazenagem, regulava corporações, e utulizava estes rendimentos para a guerra. A ORGANIZAÇÃO iniciou-se nessa época.