Bem-Vindo(a) Administrador(a)

“PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA.”

'abraços a todos'

Maike'



Visitem o site http://www.administradores.com.br/
acho um site muito importante para quem faz administração

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

' A evolução do pensamento economico!


A evolução do pensamento econômico passou por várias mudanças nos ultimos tempos, sendo modificada a cada nova teoria. Passou por ideias liberais e de individualismo e outras que queriam uma economia ligada à constituição de um Estado forte.
A atividade econômica, em períodos anteriores de 1776, era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e Ética. Entre 1450 a 1750 (mercantilismo) havia a preocupação sobre acumulação de riquezas de uma nação. Os pensamentos dessa época eram baseados em princípios de como fometar (sustentar/incentivar)o comércio exterior e entesourar (juntar) riquezas. Durante os três séculos do Mercantilismo, as nações da Europa Ocidental organizaram sua economia interna, passagem da economia regional para economia nacional. Entre 1760 a 1770 (Fisiocracia) o universo é regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais. A partir de 1776, com a publicação da obra de Adam Smith " A riqueza das nações" existiu um consenso de que a Teoria Econômica iniciou-se. Mas o que Adam Smith afirmava? O que ele defendia?
Para Smith a livre concorrência levaria a sociedade à perfeição uma vez que a busca do lucro máximo promove o bem-estar da cominidade. Ele defendia a não intervenção do Estado na Economia.(LIBERALISMO)
- Laissez faire: livre iniciativa
- Teoria do Valo-Trabalho: a causa da riqueza das nações é o trabalho humano.
- Divisão do Trabalho e Especialização: produtividade.
Houveram ainda outros grandes pensadores durante a evolução do pensamento econômico, como: Thomas Malthus (para ele o excesso populacional era a causa de todos os males da sociedade, ou seja, população cresce em progressão geométrica e alimentos crescem em progressão aritmética); David Ricardo (Mostrou as interligações entre expansão econômica e distribuição de renda. Tratou dos problemas do comércio internacinal e defendeu o livre-cambismo.); John Stuart Mill (introduziu na economia preocupações de "justiça social"; Jean Baptiste Say (deu atenção especial ao empresário e ao lucro); Karl Marx (problemas dos detentores dos meios de produção; exploração da mão-de-obra humana; lucro sobre o trabalhador; mais-valia. Acreditava no trabalho como determinante do valor, tal como Smith e Ricardo, mas era hostil ao capitalismo competitivo e à livre concorrência, pois afirmava que a classe trabalhadora era explorada pelos capitalistas.); Alfred Marschall (ele fez o estudo da satisfação do consumidor, ou seja, utilidade do produto e do produtor, ou seja, o lucro. Ele criou a Teoria Marginalista que fala do surgimento de uma serie de obras que trouxeram os fundamentos para uma nova concepção da econômia.); Keynes (apresentou um programa de ação governamental para a promoção de pleno emprego. Esforçou-se no sentido de contestar a condenação marxista do capitalismo. Ele propôs o fim do Laussez-faire: como não existia forças de auto ajustamento torna-se necessaria a intervenção do Estado através de uma política de gastos públicos - PRINCÍPIO DA DEMANDA EFETIVA.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

' Dia 21 de fevereiro


Começar a faculdade, um grande passo na vida de cada um.
No dia 21 de fevereiro começei minha faculdade de administração. Estou muito empolgada, acho que a faculdade vai me ajudar muito em tudo, na carreira, na vida pessoal, entre outros. Quero agradecer a todos que me apoiaram a começar a faculdade, a minha familia, meus amigos, a Deus que sempre esta comigo nas decisões que tomo, mas principalmente ao meu namorado Michael, que é o meu porto seguro. Serão 4 anos de bastante esforço e dedicação. Beijos a todos... Até mais..