Bem-Vindo(a) Administrador(a)

“PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA.”

'abraços a todos'

Maike'



Visitem o site http://www.administradores.com.br/
acho um site muito importante para quem faz administração

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

' Marketing (parte I) !!


Marketing é uma disciplina centenária usada de diferentes formas pelas empresas que tem como objetivo estimular a demanda no mercado pelos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. É utilizado para despertar os interesses e atrair os consumidores potenciais, visando aos objetivos empresariais pretendidos.
São quatro as orientações que o marketing pode ter:
- Produção: a atividade principal é a fabril* e o marketing vende o produto no mercado.
- Produto: a empresa cria uma ou mais opções de produtos e o marketing os leva aos interessados.
- Vendas: a função de vendas predomina com equipe forte, profissionalizada e estruturada, e as outras atividades são complementares.
- Clientes: o foco central é satisfazer o consumidor e as demais funções da empresa contribuem para essa direção.
Marketing é uma função com um conjunto de processos para criar, comunicar e entregar um pacote de valor para os consumidores e gerenciar os relacionamentos com eles, proporcionando os resultados esperados pela empresa. Pode ser analisado sob três diferentes óticas: a filosófica, a funcional e a adiministrativa.
- Filosófica: Ela está presente nos modos de ser e agir da firma. A satisfação do consumidor é a chave para alcançar os objetivos empresariais e os lucros resultarão se os esforços realizados observarem esta condição básica.
- Funcional: o marketing procura alcançar dois objetivos principais: satisfazer os consumidores e gerar os resultados econômicos desejados. Sendo estes objetivos atendidos adequadamente a empresa cumpre sua função.
- Administrativo: o marketing desenvolve quatro preocupações essenciais do gestor: analisar, planejar, programar e controlar ações mercadológicas. Sob esta ótica, marketing busca eficiência e eficácia.
(texto tirado do livro "Manual de Gestão Empresarial" e modificado por maike sandri)

fabril: Aquilo que se refere à fábrica ou à atividade do fabricante.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

' Estratégia (parte I)


"A arte do general" Esse é o significado do vocábulo grego strategos, que deu origem ao termo estratégia. Para Peter Drucker, os objetivos que uma empresa quer atingir, e as suas estratégias, têm uma forte relação: os objetivos representam os fins que a empresa está buscando alcançar, ao passo que as estratégias representam os meios para alcançar esses fins. Posteriormente a Drucker, Igor Ansoff definiu a estratégia basicamente como sendo um conjunto de normas de decisão que tem por objetivo orientar o comportamento da empresa através de um plano de ação. Já para Andrews estratégia é um padrão de decisões que determinará e revelará os objetivos de uma empresa. Um outro importante autor, Henry Mintzberg, concorda com a essência das definições acima. Para ele há uma grande diferença entre estratégias que são desejadas e as que são realizadas. As estratégias que são realizadas serão aquelas que realmente a empresa adotou, será sempre o produto de um componente deliberada, estabelecida na origem do processo
Em administração e planejamento, cada uma dessas combinações possíveis de ocorrências externas, consideradas como descrições evolutivas do ambiente e que a empresa deve considerar quando projeta seu futuro, recebe o nome de cenário de negócios.(continua)