
Marketing é uma disciplina centenária usada de diferentes formas pelas empresas que tem como objetivo estimular a demanda no mercado pelos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. É utilizado para despertar os interesses e atrair os consumidores potenciais, visando aos objetivos empresariais pretendidos.
São quatro as orientações que o marketing pode ter:
- Produção: a atividade principal é a fabril* e o marketing vende o produto no mercado.
- Produto: a empresa cria uma ou mais opções de produtos e o marketing os leva aos interessados.
- Vendas: a função de vendas predomina com equipe forte, profissionalizada e estruturada, e as outras atividades são complementares.
- Clientes: o foco central é satisfazer o consumidor e as demais funções da empresa contribuem para essa direção.
Marketing é uma função com um conjunto de processos para criar, comunicar e entregar um pacote de valor para os consumidores e gerenciar os relacionamentos com eles, proporcionando os resultados esperados pela empresa. Pode ser analisado sob três diferentes óticas: a filosófica, a funcional e a adiministrativa.
- Filosófica: Ela está presente nos modos de ser e agir da firma. A satisfação do consumidor é a chave para alcançar os objetivos empresariais e os lucros resultarão se os esforços realizados observarem esta condição básica.
- Funcional: o marketing procura alcançar dois objetivos principais: satisfazer os consumidores e gerar os resultados econômicos desejados. Sendo estes objetivos atendidos adequadamente a empresa cumpre sua função.
- Administrativo: o marketing desenvolve quatro preocupações essenciais do gestor: analisar, planejar, programar e controlar ações mercadológicas. Sob esta ótica, marketing busca eficiência e eficácia.
(texto tirado do livro "Manual de Gestão Empresarial" e modificado por maike sandri)
fabril: Aquilo que se refere à fábrica ou à atividade do fabricante.