
Conhecido como o pai da administração moderna, Peter Drucker foi um filósofo e economista de origem austríaca, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da Globalização na economia em geral e em particular nas organizações. Para ele, administração é a ciência que trata sobre pessoas nas organizações. Nasceu no dia 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria e faleceu no dia 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia/EUA.
Peter foi uma lenda internacional e um ícone dos negócios. Conhecido por criar vários conceitos sobre os quais se contruíram os pilares da gestão moderna, Drucker teve um jeito não convencional de explorar a história da gestão e das suas ideias para o futuro. Sim, ele sabia do futuro como ninguem. Ele foi escritor, professor e consultor durante mais de 60 anos. O ponto-chave de sua defesa foi a visão de que a coisa mais importante em uma organização são as pessoas.
De seus pensamentos escolhi três que acho os mais importantes. São:
- AUTOGERENCIAMENTO: Empresas estão passando por mudanças radicais em suas estruturas. Os espaços estão ficando pequenos. Não tem mais espaço para ter um estágiario, um funcionário que cuida desse estágiario, um supervisor que cuida desse funcionário, um supervisor-chefe que cuida do supervisor, um gerente que cuida do supervisor-chefe, um gerente geral que cuida do gerente e assim por diante. Cada profissional deve saber exatamente qual o seu trabalho. Devemos constantemente nos perguntar: quais são as minhas forças? quais são os meus valores? onde pertenço? qual deve ser a inha contribuição? Se cada profissional tiver esse tipo de pensamento vai conseguir ser autogerenciável. Assim todo mundo ganha!
- O QUE FAZEM OS LÍDERES EFICAZES?: Eles têm práticas similares e estão dentro de três grandes áreas: a primeira consiste em práticas que dão aos líderes o conhecimento que eles precisam. A segunda área dá a eles a ajuda necessária para transformar esse conhecimento em ação, E por último, estão as práticasque asseguram que toda a organização sinta-se responsável e comprometida. Peter adicionou ainda a essa lista uma prática muito importante, que mostra-se indispensável para um líder se tornar um grande líder. Escute primeiro e fale depois.
- A DISCIPLINA DA INOVAÇÃO: Drucker identificou quatro oportunidades de inovação na empresa e três fora dela: ocorrências inesperadas, incongruências, processos necessários, mudanças na indústria e no mercado, mudanças demográficas, mudanças de percepção e novo conhecimento. A má notícia é que inovação também é sinônimo de trabalho pesado. A boa notícia é que você também pode ser um inovador, desde que você tenha conhecimento, foco e (frequentemente) ingenuidade. E até mesmo todas essas qualidades não são suficientes para criar inovação, a menos que você esteja apoiado por persistência e comprometimento.
* Aqui está um pouco da vida e dos ensinamentos do nosso mestre Drucker !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário